seja bem vindo! Faça seu login ou cadastre-se
No esporte atual, o resultado, a vitória, são uma condição básica. Os atletas envolvidos buscam cada vez mais recursos que possibilitam o alcance de seus objetivos.
Doping é caracterizado pelo uso de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo e que estejam listados pela WADA-AMA/COI (World Anti-Doping Agency-Agência Mundial Antidopagem/Comitê Olímpico Internacional), sejam eles potencialmente prejudiciais à saúde do atleta ou a de seus adversários.
Anualmente a WADA divulga uma lista (https://www.cob.org.br/pt/cob/documentos/antidoping/lista-proibida/) em que são oferecidas explicações a respeito das substâncias e métodos proibidos. Para uma substância ou método ser incluído na lista, é preciso que atenda a dois dos três critérios a seguir: incrementar a performance dos atletas; representar um risco à saúde deles; e violar as normas do espírito esportivo. O objetivo é que os esportistas em geral conheçam a lista das drogas e dos métodos a serem evitados, assumindo assim a co-responsabilidade pelo processo de controle de uso na prática esportiva.
Motivos que levam atletas a utilização do doping:
-Melhora da performance: Necessidade de maximizar o rendimento em curtos períodos de tempo.
-Pressões familiares, empresários, treinadores, mídia: alto grau de exigência e responsabilidade.
-Aspecto socioeconômico: chance de ascensão social e econômica para menos favorecidos.
-Insegurança e pessimismo do atleta em relação à sua capacidade de obter sucesso.
- Buscas pelo status, prestígio social.
O Doping no esporte tem sido tratado de maneira consensual, como um ato antiético. Burlar a lei das substâncias e dos métodos proibidos para vencer a qualquer preço parece caracterizar um comportamento injusto com os outros, contrário à comunidade em que se está inserido e, por isso mesmo, eticamente condenável.
Texto: GABRIELLA FRANCO SIMÕES E VANESSA DO CARMO - Estagiarias de Nutrição Faculdade UNIVERSO
Revisão: CRISTIANO RIOGA e FERNANDA CAMARGOS - Nutricionistas
Referências:
1. O uso do doping no esporte: uma revisão de literatura. EFDeportes.com, Revista Digital, 2013. Disponível em: < https://www.efdeportes.com/efd180/o-uso-do-doping-no-esporte.htm>. Acesso em 21/11/2022.
2. COB disponibiliza Lista de Substâncias e Métodos Proibidos pela Agência Mundial Antidoping. COI, 2019. Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/galerias/noticias/cob-disponibiliza-lista-de-substancias-e-metodos-proibidos-pela-agencia-mundial-antidoping. Acesso em 21/11/2022.
Rua Turquesa, 108, Prado, Belo Horizonte/MG CEP: 30411-177