seja bem vindo! Faça seu login ou cadastre-se
A principal função desse hormônio é regular o ciclo circadiano, nosso ciclo biológico de 24 horas. Produzido principalmente pela glândula pineal (cérebro) quando a quantidade de luz é reduzida, ele atua na liberação de hormônios que nos mantém alertas e acordados durante o dia e mais lentos durante a noite.
Para a Melatonina ser produzida, é necessário o aminoácido triptofano no organismo. Alimentos fonte de triptofano: aveia, kiwi, banana, morango, amêndoas.
A produção de melatonina adequada é necessária para ser ter um sono restaurador.
Alguns hábitos para produzir melatonina são:
O sono ruim está associado com pressão alta, sistema imunológico enfraquecido, ganho de peso, falta de libido, mudanças de humor, paranoia, depressão e maior risco de diabetes, derrame, demência e alguns tipos de câncer.
O uso de Melatonina sem receita é autorizado pela ANVISA para pessoas com 19 anos ou mais e com orientação de consumo máximo de 0,21mg/dia. Doses elevadas do composto tem sido associada a dor de cabeça, tontura, náusea, cólicas estomacais, sonolência, confusão ou desorientação, irritabilidade e ansiedade leve, depressão e tremores, bem como pressão arterial anormalmente baixa. Também pode interagir com medicamentos comuns e desencadear alergias.
Texto: GABRIELLA FRANCO SIMÕES E VANESSA DO CARMO - Estagiarias de Nutrição Faculdade UNIVERSO
Revisão: Cristiano Rioga e Fernanda Camargos - Nutricionistas
Confira em nossa loja os produtos disponíveis
Referências Bibliográficas
Rua Turquesa, 108, Prado, Belo Horizonte/MG CEP: 30411-177