ÓLEO DE PEIXE ÔMEGA 3TG - Alta concentração de EPA DHA
Componentes bioativos de origem marinha como óleos de peixe, algas, óleos de fígado contém elevados índices de ácidos graxos da série ômega 3. Estudos comprovam que esses ácidos graxos exercem funções muito importantes no nosso organismo para melhor qualidade de vida. Os benefícios da ingestão de ômega 3 são inúmeros, como formação da parede celular, redução da inflamação, melhora na síndrome metabólica, redução da obesidade, da resistência a insulina, do risco de doenças cardiovasculares entre outras. Outros estudos apontam que, a ingestão regular de ácidos graxos ômega 3 contribuem para a saúde de forma geral, melhorando a qualidade de vida do indivíduo. Dentre os benefícios já conhecidos podemos citar o desenvolvimento neurológico do bebê durante a gestação, proteção contra doenças cardiovasculares, inflamatórias e crônicas, combatendo o câncer e doenças degenerativas como o Alzheimer.
Na família do conhecido ômega 3, as duas frações mais potentes são os ácidos graxos Eicosapentaenóico (EPA) e Docosahexaenóico (DHA). Ambos são importantíssimos para nossa saúde pois, o EPA está mais relacionado a prevenção de doenças, redução do processo inflamatório enquanto que o DHA está relacionado ao desenvolvimento e saúde cerebral.
No mercado existem diversos produtos a base de óleo de peixe e diante de tantas opções é difícil entender e escolher o melhor produto ou a melhor concentração de EPA e DHA que devemos ingerir. Atualmente as duas formas químicas que o ômega 3 é oferecido em cápsulas são nas formas de triglicerídeos (TG) e Etil Éster (EE). Será muito importante saber a diferença entre elas.
No estudo duplo cego, placebo controlado, Dyerberg et. al avaliar a absorção do Ômega TG em 72 indivíduos e a biodisponibilidade/aproveitamento das frações EPA+DHA foi superior em relação ao óleo de peixe e óleo de milho.
DIFERENCIAL DO ÓLEO DE PEIXE TG DA FUNCIONAL NUTRITION
Os peixes fornecem, naturalmente, o ômega 3 na forma de triglicerídeos. Na literatura, esta forma do ômega e mais fácil de ser absorvida pelo organismo e pode causar efeitos mais rapidamente. O grande diferencial do óleo TG da Funcional Nutrition e que o seu processo de concentração conta com uma etapa a mais em relação ao óleo Etil Éster.
Nesta etapa acontece uma reesterificação após a adição do EPA e DHA: a molécula de etanol e quebrada e substituída por uma molécula de glicerol novamente.
Isto significa que toda a substância passa a ter a estrutura similar a encontrada na sua forma in natura, porém agora com maiores teores de EPA e DHA do que na sua forma original.